Menu principal:

TUDOOK BRASIL

Buscar

Ir para o conteúdo

CACHOEIRO DE ITAPIMIRIM ES

ESTADOS


Cachoeiro de Itapimirim

CACHOEIRO DE ITAPIMIRIM é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Localiza-se a 20º50'56" de latitude sul e 41º06'46" de longitude oeste, a uma altitude de 36 metros. Sua população estimada para 2007 foi de 195.288 habitantes.[1] Ocupa uma área de 892,9 km². O município fica situado no sul do estado, às margens do Rio Itapemirim. É carinhosamente chamado de A Capital secreta do mundo. A cidade, com altitude média de 37 metros acima do nível do mar, fica a 139 quilômetros da capital, Vitória.

ECONOMIA

Principal centro econômico do sul do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim é a segundo pólo mais importante do estado, depois da conurbação de Vitória, a capital.

Cachoeiro possui uma das maiores jazidas de mármore do Brasil e é um centro internacional de rochas ornamentais. A cidade também é berço de uma grande empresa com destaque nacional que é a Viação Itapemirim.

Além disso, o município acolhe a única fábrica de pios de ave da América do Sul, a Fábrica de Pios Maurílio Coelho com mais de 100 anos de existência. Os pios são feitos em madeiras nobres proveniente de raízes de árvores extraídas no passado.

Cachoeiro de Itapemirim situa-se na zona fisiográfica Serrana do Sul, às margens do rio Itapemirim, no ponto em que este deixa o planalto cristalino - onde forma corredeiras ("cachoeiros", "cachões") - e entra na planície litorânea. Entre os vários picos das redondezas sobressaem o do Itabira (600m) e os do Frade (370m) e da Freira. Esses picos fazem parte da frente escarpada e contínua de serras, que, constituídas por uma série de cabeços e pontões, se alinham na fachada costeira do sul do estado.

Cachoeiro de Itapemirim é hoje sobretudo um centro de extrativismo e beneficiamento mineral (mármores, granitos e moagem de calcário). Na indústria sobressai a produção de cimento, calçados e laticínios, havendo também significativa pecuária e cafeicultura. Pólo educacional do sul capixaba, o município conta com estabelecimentos de ensino superior.

HISTÓRIA

No início do século XVIII ocorreu o povoamento da região, graças às minas de ouro do Castelo, em terras dominadas por índios puris. Em 1856 foi criada a freguesia de São Pedro de Cachoeiro de Itapemirim, transformada em vila em 1864. A instalação do município se deu em 1867. O telégrafo foi inaugurado em 1873, e em 26 de dezembro de 1899 Cachoeiro de Itapemirim ganhou categoria de cidade, tornando-se quatro anos depois a primeira do estado a ter energia elétrica.

Alguns historiadores defendem a idéia de que há um erro histórico em relação ao nome desto município. Segundo eles, o nome correto do município seria "Cachoeiro do Itapemirim" e não "Cachoeiro de Itapemirim". Isso porque a palavra Itapemirim seria referência ao Rio Itapemirim que banha o município de Cachoeiro. Se verdade, o correto deveria ser "Cachoeiro do (Rio) Itapemirim", e não "Cachoeiro de (Rio) Itapemirim".

Outra corrente afirma que isso seria lenda e o nome completo veio da época em que Cachoeiro ainda pertencia ao município de Itapemirim. Por isso, Cachoeiro de Itapemirim.

CULTURA

No município, promovem anualmente muitos eventos com artistas locais e nacionais. Muitos eventos são promovidos por empresas particulares e também pela própria prefeitura.

TURISMO

Há grandes atrativos turístico-geológicos como o Frade e a Freira o Pico do Itabira e o Pico da Pedra da Penha que é considerado o ponto mais alto do município donde pode-se ver o Oceano Atlântico

CACHOEIRENSES ILUSTRES

Roberto Carlos - cantor
Rubem Braga - escritor
Sérgio Sampaio - cantor e compositor
Luz Del Fuego - bailarina
Carlos Imperial - ator, produtor musical e cineasta
Levino Fânzeres - pintor
Raul Sampaio Cocco - compositor e cantor



SAIBA TUDO SOBRE O MERCADO IMOBILIARIO


fonte:wikipedia





Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal