Menu principal:

TUDOOK BRASIL

Buscar

Ir para o conteúdo

REGIÕES

ESTADOS


DIVISÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA


1 • Região Centro-Oeste
2 • Região Nordeste
3 • Região Norte
4 • Região Sudeste
5 • Região Sul


As 27 unidades da federação são agrupadas, para fins estatísticos e, em alguns casos, de orientação da atuação federal, em cinco grandes regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Politicamente o Brasil, sendo uma federação é constituído pela união de 26 estados. Cada estado tem seus próprios órgãos executivos (na figura do governador), legislativos (Assembléia Legislativa unicameral) e judiciários (tribunais estaduais).

Apenas aos estados cabe subdividir-se em municípios, que variam em número, entre quinze (Roraima) e 853 (Minas Gerais), totalizando 5564 municípios em todo território nacional. As menores unidades autônomas da Federação dispõem apenas do poder Executivo, exercido pelo prefeito, e Legislativo, sediado na câmara municipal. Esta última é uma entidade com uma história secular na Península Ibérica e áreas por ela colonizadas.

REGIÕES

O Brasil é dividido em cinco regiões geográficas, reunidos de acordo com a proximidade territorial e outras características geográficas, como paisagens e tipo de solos, semelhantes. A finalidade da divisão do país em regiões é estatística e econômica. Não há, portanto, qualquer tipo de autonomia política das regiões. Essa divisão tem caráter legal e foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. O IBGE levou em consideração apenas aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia; por essa razão, as regiões também são conhecidas como "regiões naturais do Brasil". Há uma pequena exceção com relação à região Sudeste, que foi criada levando-se parcialmente em conta aspectos humanos (desenvolvimento industrial e urbano).

Há também uma forma de regionalização não-oficial criada por especialistas em geografia. Nessa regionalização, o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos, chamados de Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Essas regiões não se baseiam em fronteiras mas sim os aspectos histórico-econômicos.


ESTADOS FEDERADOS


O Brasil é constituído por 26 estados-membros e o Distrito Federal. Cada estado possui sua própria Constituição, além de possuir seu próprio poder executivo, judiciário e seu próprio parlamento. Os estados possuem natureza de pessoa jurídica de direito público, com autonomia política, detendo auto-administração, autogoverno e auto-organização.






Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal