Menu principal:

TUDOOK BRASIL

Buscar

Ir para o conteúdo

SANTA MARIA DE JETIBÁ ES

ESTADOS


SANTA MARIA DE JETIBÁ é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2004 era de 31.599 habitantes.


HISTÓRIA

Em 1872 e 1873 desembarcaram no porto de Vitória algumas centenas de famílias alemãs. Esses alemães eram provenientes em sua maioria da Pomerânia, então pertencente à Prússia e atualmente território da Polônia. Ao todo, chegaram ao estado do Espírito Santo 4 mil pomeranos. Os pomeranos eram um povo que vivia isolado entre a Alemanha e a Polônia, com hábitos culturais extremamente diferentes do restante da população.

Embora não se considerassem alemães, os imigrantes pomeranos eram tratatos como tal e foram enviados para o alto das serras, onde já tinham se instalado outros imigrantes alemães, numa região isolada por florestas. Na região das serras, antigamente habitada pelo índios botocudos (que foram dizimados), os colonos alemães passaram a se multiplicar em larga escala. Famílias com 12 à 20 filhos eram comuns e, ainda hoje, os descendentes de alemães formam a maioria da população na região.

Na colônia houve uma divisão étnica: de um lado do Rio Jucu viviam os alemães provenientes do Hunsrück e do outro lado os colonos provenientes da Pomerânia. Mas, os pomeranos eram em maior número e, com o passar do tempo, os hunsrückers foram assimilados pelos pomeranos. Os colonos viviam em uma região isolada por florestas e esse isolamento criou enormes dificuldades para o desenvolvimento dessa colônia. Os pomeranos vieram para o Brasil fugindo da miséria na Europa e acabaram encontrando no Brasil pobreza semelhante. Ainda hoje, essa região de colonização pomerana é bastante pobre.

Porém, esse isolamento contribuiu fortemente para a cultura da região: mantendo pouco contato com o restante da população brasileira, os pomeranos conseguiram manter sua cultura e idioma preservados. Ainda hoje, os descendentes dos pomeranos levam um estilo de vida muito semelhante ao dos imigrantes que ali chegaram no final do século XIX, vivendo basicamente da agricultura de subsistência e freqüentando os cultos luteranos.

Hoje estima-se que vivem no Espírito Santo aproximadamente 250 mil descendentes de imigrantes alemães, dos quais 120 mil são pomeranos.

GEOGRAFIA

A sede da cidade é localizada a 879 metros de altitude e o ponto mais alto é a pedra do garrafão, com 1.450 metros. O ponto mais baixo é a divisa com Santa Leopoldina, que fica a 300 metros de altitude

Santa Maria de Jetibá tem um clima tropical de altitude e registra temperaturas amenas (baixas para os padrões brasieliros) durante o ano inteiro.

IDIOMA

O idioma dominante é o Pomerano. Santa Maria de Jetibá é uma das únicas comunidades falantes do Pomerano no mundo, ao lado de Pomerode, em Santa Catarina, e de cidades do Rio Grande do Sul, como Arroio do Padre. Já é possível adquirir um dicionário pomerano/portugues, além de as escolas municipais de Santa Maria de Jetibá ensinarem pomerano e alemão.

TURISMO

A cidade, conhecida por ser uma das mais pomeranas do Brasil, é local da conhecida Festa do Colono, Festa Pomerana e a mais atual a Fenaovo, onde os maiores produtores de ovos do Brasil expõem as novidades e pode-se comer tudo quanto é tipo de alimento a base de ovo.

Sendo um dos maiores produtores de ovo do país, Santa Maria de Jetibá tem uma grande produção orgânica de vários tipos de alimentos, mais especificamente de hortifrutigranjeiros.

fonte: wikipedia




VENHA INVESTIR NO BRASIL



Voltar para o conteúdo | Voltar para menu principal