CULINÁRIA BRASILEIRA

BUSCAR

Vai ai contenuti

Menu principale:


Doce de Abobóra em Calda

Minas Gerais


DOCE DE ABÓBORA EM CALDA

Ingredientes:

2 kg de abóbora madura
2 colheres (sopa) de cal virgem bem pulverizada
5 xícaras de açúcar
2 xícaras de água.

Modo de preparo:

Descasque a abóbora, retire as sementes e fibras, corte a polpa em cubinhos com cerca de 2 cm, coloque em uma vasilha, junte água até cobrir (cerca de 4 litros), acrescente a cal virgem e deixe de molho por 1 hora e meia.
Escorra os cubinhos de abóbora, lave-os em bastante água fria, escorra novamente, cubra com água fria, deixe de molho por mais 1 hora, escorra mais uma vez e faça alguns furinhos com um palito nos cubinhos; reserve.
Em uma panela, coloque açúcar, água, leve ao fogo alto, cozinhe até obter uma calda rala, junte os pedaços de abóbora, deixe ferver, retire o doce do fogo e deixe descansar por algumas horas ou de um dia para o outro.
Leve os pedaços de abóbora com calda novamente ao fogo brando, cozinhe até obter uma calda em ponto de pasta, tire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma compoteira e sirva com a calda ou escorra em uma peneira e deixe secar: os cubinhos ficarão cristalizados.
Acompanhe com queijo-de-minas fresco.
Rendimento: 12 porções.
Dica:
Para saber se a calda atingiu o ponto de pasta, mergulhe uma escumadeira na calda, levante-a perpendicularmente: a calda deverá cair com o uma babam, ficando ligeiramente presa à escumadeira.
.




Torna ai contenuti | Torna al menu